Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno
Facebook
121496
Facebook
Twitter
7089
Twitter
Linkedin
8425
Linkedin

Informações gerais

A Ouvidoria da PUC-Campinas tem o objetivo de ouvir os membros da comunidade universitária e da comunidade externa, visando proporcionar os encaminhamentos e acompanhamentos necessários junto aos setores envolvidos na questão apresentada, sejam reclamações, denúncias, críticas ou sugestões. Zela pela proteção e defesa dos direitos dos membros dessas comunidades, atuando como agente de mudanças e de integração dos vários segmentos da Universidade.

Ela encontra-se em funcionamento desde 15 de janeiro de 2009 e realiza atendimento pessoal, eletrônico, telefônico ou por correio convencional.

Nossa Ouvidoria busca abrir canais de comunicação, estimulando a participação e o exercício da cidadania. Procura, também, o fortalecimento dos vínculos, estimulando o diálogo e a busca de soluções.

Também deve atuar como agente de mudança. A partir das observações e conclusões permitidas pelas comunicações que recebe, pode recomendar aos setores pertinentes melhorias nas normas e procedimentos, oferecendo alternativas, identificando e analisando fontes de conflito.

A Ouvidoria atua na mediação. Não decide, mas contribui, encaminhando a questão e sugerindo medidas.

Atribuições

  • Receber as demandas internas (de estudantes, funcionários e professores) e externas;
  • Encaminhar as questões, críticas e/ou sugestões apresentadas à área competente, acompanhando sua apreciação e dando ciência aos interessados das providências tomadas;
  • Identificar problemas no atendimento aos membros da Comunidade Universitária, a partir da apuração de situações apresentadas;
  • Apresentar à Administração Superior propostas de revisão de normas e alteração de procedimentos, observados como sendo geradores dos problemas apresentados;
  • Contribuir para a resolução de problemas administrativos ou acadêmicos, apresentando alternativas e informações sobre a legislação e as normas internas vigentes;
  • Estimular, nos contatos realizados, a participação dos membros da comunidade interna no acompanhamento, melhoria e planejamento da vida acadêmica;
  • Favorecer a construção de uma nova cultura solidária e interativa em todos os segmentos da Universidade;
  • Organizar os procedimentos de acesso dos interessados à Ouvidoria;
  • Orientar a comunidade interna e externa sobre a forma de encaminhar seus pedidos, instruindo-os e acompanhando sua tramitação;
  • Receber críticas, queixas e sugestões sobre procedimentos e práticas inadequadas ou irregulares, tomando providências junto aos envolvidos para esclarecer, corrigir e aperfeiçoá-los;
  • Manter o registro das ocorrências trazidas à consideração da Ouvidoria.